8 man - a origem dos ciborgues
Bom dia, boa tarde, boa noite, ou boa madrugada galera, como estão?
Sabem de onde surgiu o primeiro policial ciborgue? Se enganam se pensam que foi o Robocop, aquele personagem americano. Alguém lá no Japão já teve essa ideia em 1963, com a criação de 8man (oitavo homem, quando foi exibido aqui no Brasil).
8man teve um mangá escrito entre 1963 e 1966, com um número desconhecido de volumes (informação perdida no tempo), e também teve um anime de 56 episódios exibido entre os anos de 1963 e 1964. Ele conta a história do detetive Yokota, que foi assassinado, e revivido pelo professor Tani na forma de um super ciborgue, mas o experimento cibernético falhou 7 vezes, tendo dado certo apenas na oitava vez (por isso o nome). Ele teve uma continuação tanto em anime (mais especificamente no formato OVA, de 4 episódios) quanto em mangá (que começou a ser escrito em 1994, e está sendo escrito até hoje, acredite) intitulado 8 man after, que conta a história do segundo 8 man, depois do primeiro ter simplesmente desaparecido do mapa por razões desconhecidas.
Oitavo homem (nome pelo qual foi exibido aqui no Brasil) foi um dos primeiros animes que pisou aqui nessas terras de tupiniquins, onde foi exibido ainda na época da tv preto e branco. Mas também existem mais curiosidades sobre esse anime, ele foi o primeiro anime de super-herói, e também foi o primeiro policial ciborgue a existir, bem antes mesmo de Juíz Dredd e Robocop. Para falar a verdade, Robocop se inspirou em Oitavo homem, segundo o próprio criador. E Thomas Zoth ainda colocou o personagem em nono lugar na lista dos 10 personagens mais icônicos dos animes, lugar este que ocupa até hoje (até porque a lista se mantém inalterada).
Dentre seus poderes está força, resistência e velocidade sobre-humanas.
Comentários
Postar um comentário